sábado, 24 de julho de 2010

Assistência Remota ao Usuário


Desde que comecei a trabalhar com TI na área de suporte ao usuário final (hoje conhecida como Help Desk), já existiam softwares de acesso remoto para captura de tela e suporte assistido onde o usuário recebia apoio técnico de um profissional especialista, de qualquer lugar.
E acreditem, naquela época nem Windows rodava nos computadores: era o bom e velho MS-DOS. O software CARBON COPY era o mais utilizado e ao longo dos anos essa tecnologia evoluiu. Outros tradicionais softwares desta categoria foram desenvolvidos, como o Symantec PCAnywhere, e o mais conhecido de todos sem dúvida alguma: o Real VNC que é largamento utilizado nas empresas atualmente.

Com a chegada do Windows XP e do Windows Vista, um novo recurso foi embutido no sistema operacional: a Assistência Remota
A função é a mesma, mas o detalhe aqui é que é nativa no Windows XP/Vista/2003/2008 e não exige software de terceiros.


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Você pode habilitá-lo manualmente através das propriedades do computador na guia Remoto ou através de Políticas de Grupo. 
No entanto, existe uma queixa comum entre os Profissionais de TI e de Suporte: o usuário tem que criar e enviar um convite (tarefa não tão convencional, pois é realizada pelo Help do Windows).


Parte 2


Nesta Parte 2 da série de Assistência Remota veremos como configurar a Assistência Remote através de Group Policy (VIA SERVIDOR).
Edite a política “Default Domain Policy”, que está vinculada ao Domínio, utilizando o GPMC.

Expanda “Computer Configuration”, depois “Administrative Templates”, “System”, “Remote Assistance”. 
Dê um duplo clique em “Solicited Remote Assistance”, selecione Enable e abaixo selecione “Allow helpers to remotely control the computer”.

Após o computador remoto ser afetado pela política, veremos que a opção de habilitar a Assistência Remota nas propriedades do computador estará habilitada, porém impedida de qualquer alteração manual devido à política que foi aplicada.
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Parte 3


Neste Parte 3 da série de Assistência Remota veremos como configurar através de Group Policy a Assistência Remota sem necessidade do usuário gerar o convite de ajuda.
Para afetar imediatamente todos os computadores do Domínio do Active Directory e para evitar a criação de uma GPO exclusiva, edite através do Group Policy Management Console a policy “Default Domain Policy”, que está vinculada ao Domínio. Realize esta tarefa pelo Controlador de Domínio.

Expanda “Computer Configuration” depois “Administrative Templates”, “System”, “Remote Assistance”. 
Dê um duplo clique em “Offer Remote Assistance”, selecione Enable e abaixo selecione “Allow helpers to remotely control the computer”. 
Clique no botão Show e em seguida em Add, coloque no formato DOMINIO\Grupo ou DOMINIO\Usuario o grupo ou usuário do Active Directory que terá permissão de conectar remotamente sem convite nos computadores afetados. No exemplo abaixo eu coloquei um grupo chamado HelpDesk do domínio CONTOSO.

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Para que as alterações afetem os computadores imediatamente efetue um log off e um log on ou execute através da linha de comando: GPUpdate /Force.

Até o Próximo post.

Wellington Freitas.

Um comentário:

  1. ola
    estou tentando implementar esse sistema na empresa.
    mais estou tendo uma dificuldade.
    pois aqui não trabalhamos com servidor windows e sim com linux e tambem não ultilizamos gpo nem AD.
    voce poderia me ajudar com uma outra forma de implementar isso como um arquivo .bat para rodar direto no script de logon ou pelo menos o registro que devo alterar para adicionar o grupo do dominio que ira prestar o serviço de assistencia

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